domingo, 31 de março de 2013

Volta às aulas!


Antigamente, quando as mães não podiam trabalhar fora para se dedicarem exclusivamente a função de “donas de casa”, mães de família e esposas dedicadas, a educação vinda de casa era bem diferente.

A mãe estava presente desde a alimentação saudável ao acompanhamento nas tarefas escolares. Nessa época existia respeito aos pais e seus professores.

Tá certo, a mulher lutou e buscou sua independência. Hoje além de mãe, esposa e dona de casa, ela é também profissional em alguma área. Sou mulher e sinto muito orgulho por isso, embora ainda não tenhamos o valor merecido e isso demore mais alguns milhares de anos pra acontecer.

Infelizmente, parece que a conquista da mulher desequilibrou um pouco o andamento da educação.

A ausência dela em casa, junto aos filhos, fez com que eles crescessem valorizando os bens materiais que seus pais passaram a dar como compensação de sua falta de tempo. As crianças passaram a assistir mais televisão, ficar mais tempo nas escolas e na rua. A professora passou a ser cobrada em dobro, já que a mãe era agora um papel ausente.

Procuro entender por onde anda a educação que vinha de berço.

Devemos culpar as mães que optaram em ser independentes ou os alunos que provavelmente faltaram as aulas de educação?

Pelo que me lembro, na escola aprendemos que “não devemos jogar lixo na rua”, atualmente até a importância de reciclar é ensinada. Somos apresentados as famosas “filas” (que nos acompanham no decorrer de nossas vidas) e que não podemos furá-las, mas sim que devemos respeitar sua ordem. Na escola aprendemos as palavras “mágicas”, por favor, obrigada, com licença e desculpa. O semáforo também é usado pra nos mostrar que no vermelho é onde “paramos” e o verde onde “seguimos”, ahhhh não esquecendo que a faixa de pedestre é onde os pedestres devem atravessar e que a velocidade deve ser respeitada.

Regras básicas, ensinadas ou não por nossas mães, aprendemos com certeza um dia na escola.

O surpreendente é que olhando a nossa volta, temos a impressão de que todos cabularam aulas extremamente importantes para o resto de nossas vidas.

A boa notícia é que sempre esta em tempo para se aprender a matéria “educação”!



Fernanda Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário